quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Empadão de Frango


Olá a todos, hoje fiz está receita que é uma delícia. A massa é uma maravilha, espero que gostem. Deixo aqui a foto do Empadão de Frango que fiz hoje (já fiz mais vezes). A receita tirei algures da net a muito tempo.




 Massa:

400 grs de farinha de trigo
220 grs de manteiga gelada e picada
1 ovo inteiro (batido)
2 gemas de ovo (batidas)
1 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de leite frio
1 colher de (sopa) de iogurte natural



Modo de preparo da massa:  em uma tigela colocar o farinha de trigo com a manteiga e amassar com a ponta dos dedos até forma uma farofa. Misture o ovo, a gema, o leite, o iogurte,o sal e coloque na farofa. Amasse muito até a massa ficar lisa. Embrulhe em papel filme e leve ao frigorífico por 15 minutos.

Recheio:

2 colheres de sopa de azeite
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
300 gramas de peito de frango cortados em cubinhos
2 tomates sem semente picados
1 cenoura pequena picada
1 cubo de caldo de galinha
1 e 1/2 chavena de (chá) de água
sal a gosto
1 colher de (sopa) de farinha de trigo
2 colheres de (sopa) de água
2 ovos cozidos
1 chavena de (chá) de milho em lata

Modo de preparo do recheio: Em uma panela, coloque o azeite e frite levemente a cebola com o alho. Acrescente os cubos de frango e frite-os um pouco. Junte o tomate, a cenoura, a chavena e meia de água e esfarele com a mão o cubo de caldo de galinha. Mexa e deixe cozinhar em fogo médio-baixo até a cenoura dar uma amolecida. Depois prove o sal e acrescente mais caso necessário.
Acrescente os ovos cozidos picados e as milho e misture tudo.
Dissolva a farinha nas duas colheres de sopa de água e acrescente ao refogado mexendo sempre até o molho engrossar. Desligue o fogo.

Abra a massa (reserve uma parte para fazer a tampa da torta), forre o fundo e os lados de uma assadeira de fundo falso (25cm de diâmetro), espalhe o recheio, coloque a tampa da torta, aperte bem a lateral, retire excesso da massa, pincele uma gema com ou fio de azeite, decore a gosto, e leve ao forno a 200ºC por 40 minutos, ou até que esteja totalmente dourada.

Bom Apetite!